domingo, 10 de fevereiro de 2013

O mundo dos orixás

          Há muitas explicações sobre o culto aos orixás no candomblé, que é a religião africana. Cada orixá domina um elemento da natureza (água, terra, ar, e fogo), tem uma cor e gosta de determinados alimentos. Essas forças em equilíbrio produzem uma grande energia, o Axé, que auxilia as pessoas no trabalho, saúde, amor, relações familiares e sociais.
         Orixás mais conhecidos
         Exu: Orixá mensageiro entre os homens e os deuses, guardião da porta da rua e das encruzilhadas. Só através dele é possível invocar os orixás.
         Ogum: Orixá da guerra. Nos momentos difíceis triunfa, não abandona o combate nem perde a esperança de vencer.
         Oxossí: É o grande patrono do Candomblé brasileiro. Orixá da caça, fartura, das pessoas espertas, rápidas, que estão sempre alerta.
          Ossayn: Orixá das plantas medicinais. nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua presença, pois detém o poder do Axé. Rico em sabedoria no cultivo de plantas.
          Obaluaê Omolu: Dono da terra e filho do senhor, médico dos pobres.
          Oxum are: Orixá do arco-íris, da riqueza, das pessoas perseverantes em seus empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos.
          Xangô: Orixá do trovão, da justiça, das pessoas que possuem elevado sentido de dignidade e obrigações.
           Oya Yansã: Orixás das tempestades, dos ventos, audaciosa e poderosa, luta e defende os filhos.
           Oxum: Orixá do ouro, das pessoas que gostam de luxo, da satisfação.
           Iemanjá: Deusa do mar, forte, protetora, mãe que ouve e atende os pedidos de seus filhos. Com sua pureza e sabedoria, predomina nos lares, para que haja a paz espiritual, ameniza as dores e sofrimento das mulheres na hora do parto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!