sábado, 9 de fevereiro de 2013

A origem da escola

    No inicio as escolas apareceram para satisfazer os anseios e os interesses da aristocracia. Não é sem razão que a palavra escola significa lazer. O vocabulário escola vem do grego skole, que quer dizer ócio, isto é, tempo livre das ocupações; do latim, o termo ficou skola. Originalmente, a escola era o lugar onde as pessoas de posse davam-se ao luxo de fazer exercícios intelectuais, sem usar a outros resultados que o enriquecimento mental, para mais fácil separação das pessoas com posição social mais baixa. Por puro prazer.
    A escola tendeu, então, para uma educação sistemática. A diferenciação econômica, a divisão do trabalho e o comércio entre grupos e povos criaram certos instrumentos culturais necessários para a sustentação de todos. O comércio e a produção exigiram a criação da escrita, da numeração, do calculo. A divisão das terras do Nilo exigiu a geometria. A navegação requereu melhores conhecimentos de Astronomia. Aqueles elementos da classe dirigente que se dedicavam ao serviço do culto e das práticas religiosas organizaram os primeiros cursos intencionais para transmitir essas novas técnicas culturais. Estava fundada assim, a escola. Seus fundadores: os sacerdotes.
     Não é sem razão que a primeira escrita da história - a egípcia - se chamou hieróglifos, do grupo Hiero (sagrado) e glifos (escritos). Esses primeiros sábios sagrados ensinaram a escrita, as leis, a religião a Astronomia, a Astrologia etc. Daí surgiram os primeiros letrados: os escribas, o princípio, as escolas.
     As relações sociais capitalistas exigiram mão-de-obra diversificada e a nova pratica pedagógica deveria considerar as necessidades individuais. Então as velhas concepções de fundo religioso e moral são superadas pela concepção de individualidade e desenvolvimento humano... Quando estes acontecimentos transformadores estavam em curso surgiu uma proposta de reformar a escola e o ensino, priorizando a arte de ensinar.
Na antiguidade a função da didática era desenvolver no homem a questão moral da formação de caráter e ética e o desenvolvimento físico intelectual e artístico.
Já no século XVII para Comênico o escopo da didática era investigar, descobrir o método segundo o qual os professores  ensinem menos e os alunos aprendam mais, ao produzir o conhecimento o conhecimento, faze-lo de acordo com a maneira que ele percebe a relação entre a prática especifica e a social. Essa nova didática, como síntese de determinada forma de organizar a prática pedagógica, voltou cada vez mais, seu objetivo de estudo para aspectos técnicos, para meios de ensino.

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