sábado, 16 de fevereiro de 2013

Povos indígenas da America do Sul


Povos indígenas da América do Sul 

                                                     Mapa da América do Sul


Povos da America do Sul



Argentina: Os cerca de 30 povos indígenas possuem direitos constitucionais garantidos em nível federal. Os grupos que coabitam a Argentina e o Brasil são os guarani mbya e os guarani nandeva, além de um pequeno grupo de charrua.
Bolívia: Cerva de 60% da população boliviana com mais de 15 anos tem origem indígena. São 36 povos reconhecidos, sendo o quéchua e o aymara, que habitam a região andina, os maiores. Os índios da Bolívia possuem mais de 11 milhões de hectares de terras. O país é o primeiro a ter um presidente indígena (Evo Morales, eleito em 2005) e foi também pioneiro em ratificar a Declaração dos Direitos das Populações indígenas da ONU.
Chile: Quase 7% da população do país tem origem indígena e maioria pertence ao povo mapuche. No Chile, 70% da população indígena vive em áreas urbanas e é excluída política e sócio economicamente. Embora seus direitos não sejam reconhecidos na Constituição, uma lei de 1993 prevê o "incentivo à proteção e ao desenvolvimento dos povos indígenas". 
Colômbia: A maioria dos grupos vive na Amazônia, no litoral do Pacífico e nas savanas ao leste. Nos Andes, os indígenas lutam pela posse da terra contra os índios. Na Amazônia e nas planícies, a briga é pela preservação e defesa de seus territórios, em oposição a fazendeiros, empresas de mineração e colonos, expulsos de seus territórios no interior. Entre os 87 povos indígenas que vivem na Colômbia, 18 deles também habitam o Brasil, como os bará e makuna.
Equador: Foi o primeiro país a reconhecer o direito à natureza em sua constituição. O caso mais conhecido de embate entre populações indígenas e grandes projetos de exploração é o do Parque de Yasuní, um paraíso ecológico habitado pelos huaorani e grupos de índios isolados e que permanece ameaçado pela exploração de petróleo.
 Paraguai: Cerca de 2% da população paraguaia pertence aos 20 grupos indígenas do país. A situação de extrema pobreza na qual vivem esses povos reflete a falta de regularização da posse de suas terras. Além dos guarani (mbya, kaiowá e nandeva), os chamacoco também habitam o Brasil.
Venezuela: A natureza pluricultural e pluriétnica da Venezuela foi reconhecida na constituição de 1999, seguida de uma série de leis que garantem os direitos dos índios, como a participação de representantes indígenas em cargos políticos. Apenas 2% dos 26 milhões de habitantes do país são indígenas. Entre seus povos, os ingarikó, os taurepang, os yanomami e os yekuana também vivem no Brasil.
Peru: A maioria dos 60 povos indígenas da Amazônia peruana também vive no Brasil. São os ashaninka e os awajún. No Peru, metade da população indígena tem menos de 15 anos de idade e não possui nenhum tipo de assistência à saúde. O idioma indígena mais falado é o quéchua, seguido pelo aymara.

4 comentários:

  1. Olá Professora...
    Estou aqui vendo seus trabalhos...Um excelente post.

    Aproveitando esse espaço veja esse vídeo
    http://www.brasillitoraneo.com/2013/02/planeta-agua/#.USqHezDWiz9

    Até a próxima aula................
    abraços

    ResponderExcluir
  2. cade o brasil?????????????????????????????????????

    ResponderExcluir

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!