sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cidadania

           O homem foi feito à imagem e à semelhança de Deus no que concerne ao seu infinito poder de imaginar
           Imagine que você se encontra absolutamente só numa ilha perdida no meio do oceano. Obviamente, sua preocupação será com a própria sobrevivência. Porém, quais serão seus direitos e deveres?
           Já pensou sobre essa situação?
           Agora imagine que surge um náufrago. Portanto, há mais uma pessoa a dividir a ilha com você.
           Ou se inicia uma luta pela posse da ilha, correndo-se o risco de um eliminar o outro, ou se estabelecem normas de convivência, pelas quais as obrigações são definidas.
          A definição das obrigações pode decorrer da imposição do mais forte sobre o mais fraco, ou de um acordo entre ambos. Se houver acordo, a cada direito corresponderá um obrigação.
          - mas você não vive em uma ilha deserta!
          Você tem uma família em que sempre haverá direitos e deveres. A sua família pertence a uma comunidade de vizinhança; está faz parte de um bairro de uma cidade. As cidades se localizam em determinados Estados, e o Brasil é o resultado da Federação dos Estados. Portanto, você é um cidadão brasileiro, do Estado de São Paulo ou de outro Estado Federado.
          Todo cidadão tem direitos e deveres. Exija seus direitos e cumpra seus deveres.
          Assim, você tem direito a educação em uma boa escola (a melhor possível, mas você tem o dever de frequentar as aulas, de respeitar os professores de conservar o prédio que é patrimônio de toda a comunidade.
          Quem quer ter direito a uma boa escola há de contribuir para que isso aconteça.
           O mesmo vale para a segurança, para a saúde, para os transportes, etc.
           O cidadão é formado através do projeto educacional público assistido pelo Estado. O cidadão é uma fração, existindo na relação em um todo, tendo uma existência relativa. Rousseau exemplifica o cidadão como a mãe espartana que, diante de uma guerra é informada sobre a morte de seus filhos no decorrer da mesma, pouco importando-se com o fato, mas preocupando-se sim com a vitória de sua pátria, demonstrando-se uma verdadeira cidadã.
A partir destas descrições, quem seria o "homem civilizado" do presente em relação a estes dois tipos (homem e cidadão) ?.
Na verdade, ele não seria nem um nem outro, pois a educação da sociedade não formaria nenhum deles, mas sim um ser misto.
Para a conciliação destes dois seres é necessário o conhecimento do homem natural (por exemplo, a criança, que é um) e assim, o cidadão somente poderá existir a partir deste homem natural, o qual será originado pela natureza e para vê-lo, a história individual será o caminho a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!