sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Definição de sociologia

       A sociologia é uma ciência. Quanto ao objetivo de estudo, a sociologia estuda a sociedade humana, sua estrutura básica, a coesão e a desintegração dos grupos, a transformação da vida social. Mas não basta um conjunto de indivíduos para que tenhamos vida social. É preciso que esses indivíduos interajam, se relacionem, convivam, tenham interesses comuns, vivam de acordo com normas comuns.
       Tanto a Revolução Industrial, quanto a Revolução Francesa provocaram transformações radicais na sociedade da época. Muitos estudiosos dedicaram-se a estudar essas transformações e suas consequência para a vida humana. Foi essa a origem da Sociologia, como ciência.
       Karl Mark (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1903) não se preocuparam em contribuir para a criação da sociologia, como disciplina especifica. Em suas obras podem ser encontrados elementos de muitas disciplinas - Antropologia, Política, Economia, Sociologia, etc, interligados para uma explicação global da sociedade.
      A educação não acontece só na escola. Talvez nem seja a educação escolar a que mais influencia exerce sobre o desenvolvimento dos indivíduos.
      A sociologia como ciência teve início no século XIX por influencia tanto do desenvolvimento das outras ciências quanto das transformações sociais da época.
      Augusto Comti é considerado o fundador da sociologia. Seguiram-se Spencer, Word, Durkleim e outros. No Brasil, Fernando de Azevedo foi um dos pioneiros.    
Fato social: Os fatos sociais tem duas características principais: são exteriores ao indivíduo e continuariam existindo mesmo que este não existisse; em segundo lugar, os fatos sociais exercem coação sobre o indivíduo, ele não pode deixar de praticá-los, sob pena de sofrer pressões sociais, punições, etc.
Interação social: Não basta que vários indivíduos estejam lado a lado para que estejam interagido. É preciso que haja uma ação comum, que os faça conviver, trabalhar juntos. Interação é uma ação coletiva, executada por vários indivíduos, com vistas a objetivos comuns e individuais.
Grupo social: Trata-se de um conjunto de indivíduos que interagem uns com os outros durante um certo período de tempo. Assim os amigos de infância, sua família, os colegas, de escola, a própria escola, a empresa, os habitantes, do prédio etc. Formam grupos sociais. Os exemplos mostram que há dois tipos de grupo:
- grupos primários: amigos (as) de infância a família, etc
- grupos secundários: os moradores do prédio a maioria dos colegas da escola, o patrão, e muitos colegas da empresa, relacionamento interpessoal e profissional, utilizando uma linguagem formal, como o quadro de avisos, os memorandos, do escritório ou as circulares do sindico do prédio.
Estratificação social: É o processo que coloca as pessoas de uma sociedade em camadas sociais, em estratos diferentes segundo suas condições econômicas, de nascimento, etc. A sociedade atual geralmente é estratificada de acordo com as condições econômicas dos indivíduos. A estratificação social pode assumir a forma de uma pirâmide: no alto estão os mais ricos, que formam a minoria; na base, os mais pobres, que são a grande maioria.
Classe social: É cada um dos estratos ou das camadas que constituem a sociedade. Cada classe tem seus valores, suas crenças, seus ideais, que as distinguem das outras classes.
Comunidade e sociedade: O termo comunidade tem sido empregado em diferentes sentidos. Num deles, opõe-se a sociedade e significa um grupo local, bastante integrado com predominância de contatos primários: pessoais informais, tradicionais, sentimentais, que envolvem a pessoa como um todo. A cultura de uma comunidade é geralmente tradicional e homogênea, passa de pai para filho e é resistente a influencias externas.
     A palavra sociedade também é utilizada com diferentes significados. Assim, por exemplo, falamos em sociedade brasileira, abrangendo o conjunto de todos os brasileiros, seus grupos e relações, falamos, em sociedade capitalista, etc. Mas, em contraposição a comunidade, a sociedade quer dizer o conjunto de indivíduos, grupos e instituições cujos relacionamentos são impessoais, formais, utilitários, especializados e, geralmente, baseados em contratos escritos.
Status sociais e papel social: Status social corresponde a posição que o indivíduo ocupa num grupo social ou na sociedade. Essa posição é relativa a posição ocupada por outros indivíduos.
A sociologia constitui-se muito recentemente como um campo específico de estudos.
Enquanto as tentativa de explicação do mundo social sempre ocorreram, a definição dos conceitos e das regras de investigação sociológica e, portanto, a estruturação da sociologia como ciência da sociedade somente aconteceu com o desenvolvimento da razão, da ciência e da sociedade industrial...Era necessário, também, para melhor entender a complexidade da vida moderna, marcar as fronteiras entre conhecimento sociológico e senso comum, isto é, estabelecer os limites entre a ciência social emergente e outros tipos de conhecimento baseados em opiniões, na tradição e no costume, nos preceitos religiosos etc.
A sociologia contemporânea está, atualmente muito empenhada em oferecer, tanto ao estudioso, quanto ao estudante, a melhor compreensão possível das estruturas sociais, do papel do indivíduo na sociedade e dinâmica social, isto é, das possibilidades reais de transformação social, na procura de uma sociedade mais justa e solidária.
A luta contra os preconceitos, por exemplo, articula; se tanto ao conceito de cidadania quanto ao de cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!