quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quilombos.

     Os mocambos deram origem aos quilombos. Nas línguas bantas, quilombos quer dizer povoamento. O maior e mais importante dos quilombos foi Palmares, um conjunto de aldeias na serra da Barriga, no atual estado de Alagoas. Acredita-se que aí viveram até 20 mil pessoas, entre negros, índios e brancos fora-da-lei.
     Em cem anos de existência, Palmares resistiu a numerosos ataques. Em 1694, o quilombo foi derrotado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. O último chefe de Palmares foi Zumbi. Ele se tornou um símbolo da luta do povo afro-brasileiro.
    Comemora-se no dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. Nesse dia, em 1695, Zumbi foi morto. Um movimento foi erguido no Rio de Janeiro em 1995, por ocasião dos trezentos anos de seu falecimento.
     Da época do quilombo dos Palmares para cá, muita coisa mudou. Pela atual Constituição do Brasil, todos são iguais perante a lei. Na prática, porém , muitas  pessoas continuam a sofrer discriminação pela cor da pele.
    Muitos afro-brasileiros têm mais dificuldade para encontrar trabalho ou para receber um salário justo, entre outras situações que revelam preconceito. A escravidão no Brasil foi abolida em 1888. a discriminação racial, porém, persiste até hoje.
     Na cidade de São Paulo, os elevadores dos edifícios têm  placas nas quais está escrito o seguinte:
" É vedada, sob pena de multa, qualquer forma de discriminação em virtude de raça, sexo, cor, origem, condição social, idade, porte ou presença de deficiência e doença não contagiosa por contato social no acesso aos elevadores deste edifício"
Lei nº 11995 de 16/01/1996. Sob pena de multa: R$ 1.185,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!