quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Família

Introdução
A formação que se espera transmitir à criança é por ela assimilada pela conduta dos pais. Assim, o procedimento do pai e da mãe nas diversas situações da vida é que vai influir diretamente na educação da criança.
É por isso que os filhos procuram nos pais muito mais que um conselho ou uma orientação; procuram o testemunho do verdadeiro sentido da vida, que para eles se resumem na conduta diária pais.

Família
A família é um grupo social estável, constituído por um homem e uma mulher, unidos pelo casamento, e pelos filhos nascidos desse matrimônio. Nela, os seus membros, unidos numa comunidade de vida e de amor, fazendo frente as necessidades materiais e espirituais da vida cotidiana.
A família é o lugar onde o amor, a mais profunda virtude e sentimento humano, se realiza e se expande naturalmente. É o amor e o carinho que transformam uma simples casa(construção material) num lar.
Segundo o que você já estudou, esse é o nosso primeiro grupo social, do qual fazemos parte desde o nascimento. É também considerado o mais antigo agrupamento humano e a menor fração (parcela) da sociedade.

A família, célula da sociedade
A família é, sem dúvida, o mais importante grupo social, sendo considerada a célula mater da sociedade, isto é, a sua unidade básica.
A sociedade só pode sobreviver, crescer e renovar-se se o casal (família) forem suficientemente numerosos e fecundos. Uma sociedade em que os casais não tivessem filhos estaria condenada a extinção.
A família, além de ser a célula da sociedade em sentido biológico, também é em sentido ético. Os indivíduos recebem toda a sua formação, moral e também cívica, no seio da família. E não haveria bons cidadãos sem essa riqueza que nela se recebe.
A família é célula no aspecto cultural, pois um enfraquecimento da família faz com que a cultura de pais se debilite.
Por todos esses motivos, a sociedade deve manter e fomentar aos valores familiares como uma forma de preservar-se a si mesma. A decadência de uma civilização sempre começa pela decadência de uma civilização sempre começa pela decadência dos costumes e da moral familiar.

A educação na família
os pais, assim que os filhos nascem, cuidam da sua manutenção, de sua sobrevivência e de sua educação, transmitindo-lhes os mais diversos ensinamentos.
A família é considerada a primeira "escola viva" que cursamos nela aprendemos muito, com o exemplo e com os conselhos que recebemos nela formamos o nosso caráter.    

2 comentários:

  1. Olá! professora está sem dúvida um blog que interage com a sociedade....Estou distante mas de uma maneira física mas sempre junto das opiniões e ideias que surgem e isso me traz saudade de tudo que aprendi junto das melhores pessoas que convivi....
    Parabéns pelo blog cada vez mais atento a educação,,,,,
    abraços pro.....

    ResponderExcluir

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!