sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Trabalho

        O trabalho pode ser entendido de duas formas distintas. Se ficarmos com o radical grego ergon, devemos entender o trabalho como aplicação das forças e faculdades humanas (razão, sentimento, vontade) para alcançar determinado fim.
         Observe que você estará trabalhando plenamente se antes não escolher um fim a ser atingido e se não colocar, nesse trabalho, todas as suas faculdades, do sentir ao fazer. O verdadeiro trabalho não se faz só com as mãos também com a razão e o coração. O trabalho é mais que simples práxis.
         Há também, uma origem para a palavra trabalho, que vem do latim vulgar tripaliare, que significa martirizar com tripalium (instrumento de tortura). De fato, o trabalho escravo, o trabalho sem objetivo, o trabalho de um homem que não escolheu fazê-lo, tudo isso pode ser uma tortura ou martírio.
         Nosso trabalho deve sempre ser ergon, do grego, força viva que transforma a natureza, a sociedade e, quem o executa. "Ganharás o pão com o suor do teu rosto", mas, na verdade, ganharás muito mais que o pão, ganharás dignidade e respeito por ti mesmo.
        Estudar, preparar-se, é uma das muitas formas de trabalhar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!