terça-feira, 23 de outubro de 2012

Poluição

   




Poluição do solo
   Quando o solo é contaminado, tanto a vegetação como os cursos subterrâneos de água podem ser envenenados. Os produtos químicos usados na agricultura são os principais poluentes do solo. O lixo urbano desejado nos aterros também causa sérios estragos. Baterias e pilhas liberam líquidos tóxicos;  a matéria orgânica em decomposição produz um líquido que penetra no solo e contamina até mesmo cursos de água que passam bem abaixo da superfície. O material jogado nos aterros demora muito tempo para desaparecer do ambiente. O vidro, por exemplo, pode levar 4 mil anos para se desintegrar.




Efeito estufa e alterações no clima
Na atmosfera, a liberação de certos gases poluentes provoca um efeito semelhante ao de uma estufa. Os raios do Sol conseguem penetrar, mas o calor fica preso, elevando a temperatura da Terra. Esses gases são liberados principalmente pela queima de combustíveis, como a gasolina. A elevação da temperatura em todo o planeta pode causar o derretimento das camadas de gelo nas regiões polares. Com isso, o nível dos mares aumenta, o que provoca mudanças em todos os ambientes da Terra e afeta a vida animal e vegetal.



Camada de ozônio
Na atmosfera da Terra, uma camada de gás ozônio funciona como um filtro solar, protegendo o planeta e seus habitantes dos efeitos nocivos dos raios solares. Desde os anos 1960, os cientistas notaram que essa camada estava senso destruída por gases (CFC) usados principalmente em spray  geladeiras e aparelhos de ar condicionado. Em 1987, 24 países assinaram um documento prometendo diminuir a produção do CFC até acabar com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!