terça-feira, 11 de setembro de 2012

Guerra do Vietnã


                   No Vietnã, os colunistas franceses enfrentaram as tropas do Vietminh ( frente patriótica que lutava pela independência do Vietnã). Com o apoio da população e graça à genialidade do líder comunista Ho Chi Minh e do comandante Vo Nguyen Giap, os franceses sofreram derrotas humildes que culminaram com a célebre batalha de Dien Bien Phu( 1954). Pela Conferência de Genebra, houve a divisão do Vietnã: do norte (comunista) e do sul (capitalista). Mais tarde, a guerra voltou a assolar a região.
                  Devido ao crescimento da guerrilha comunista (os vietcongues), os estadunidenses enviaram tropas para o Vietnã em 1965; antes, já apoiavam o governo do Vietnã do Sul com recursos financeiros, armas e assessores militares.
                 Com amplo apoio popular e com a ajuda do Vietnã do Norte (aliados da URSS e da China), os vietcongues impuseram aos estadunidenses um combate de guerrilhas cruel e desgastante. Armadilhas criativas, ataques suicidas e ações bem ordenadas faziam baixas aumentarem. com isso, a opinião pública estadunidense começou a exigiu a saída dos Estados Unidos da guerra.
                 O líderes do Vietnã do Norte, Ho Chi Minh e Nguyen Giap, passaram a contar com a simpatia internacional. Afinal, era Davi lutando contra o gigante Golias.
                 No governo do presidente Richard Nixon, os Estados Unidos iniciaram a fase de desengajamento. Depois de marchas e contramarchas, o governo estadunidense, pressionado pela opinião pública e pelos fracassos na guerra, assinou um cessar-fogo(janeiro de 1973), retirando então grande parte de suas tropas.
               Sem a ajuda estadunidense, o governo do Vietnã do Sul, comandado pelo general Van Thien, tinha seus dias contados.
              Em 1975, depois da decisiva vitória de Xuan Loc, os norte-vietnamitas ocuparam Saigon, que passou a se chamar Ho Chi Minh, em homenagem ao legendário líder comunista falecido em 1969. Em julho de 1976, o país foi reunificado sob o nome de República Popular do Vietnã(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!