A nascente do Tietê.
Linda a nascente
Nascente, tão pequena.
Próximo 22 Km de Bertioga
Limpa muito limpa, ele nasce em Salesópolis.
Afluente do Tietê.
Afluente em Salesópolis.
Mata Atlântica.
A turma estava vendo a qualidade da água, em 1992.
Chegando em São Paulo
Parque ecológico em Itaquaquecetuba.
Parque ecológico do Tietê
Quando ele chega na cidade de São Paulo ele começa a mudar sua paisagem.
Olha a situação do rio ao chegar na capital
Tietê em São Paulo, sua passagem já foi associado a um braço morto pela situação que se mostra na capital paulista.
Santana do Parnaíba.
Sua passagem por Porto Feliz
Monumentos aos bandeirantes Porto Feliz.
Porto Feliz SP nesse local saia os comboios chamados de "monções" expedições que exigiam determinação e coragem, um rio responsável pela unidade nacional.
Salto interior de São Paulo
Seu percurso com muita espuma
Passeio de barco no rio Tietê em Barra Bonita
O Rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1.100 km, praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país a capital paulista. A história do desenvolvimento de São Paulo confunde-se a de seu principal rio. Desde os primeiros exploradores que aqui chegaram para explorar os recursos naturais da região, suas margens e a água foram fontes de subsistência e lazer. Serviu à agricultura, importante fonte econômica.
Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar apenas 22 quilômetros do litoral, na serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura (São Paulo) e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), cerca de cinquenta quilômetros da cidade de Pereira Barreto.
O nome "Tietê" foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano 1748, é de origem Tupi e significa "aguá verdadeira", com a junção dos termos ti ("água") e eté ("verdadeiro").
Até meados de 1940, suas margens eram utilizadas para a prática de futebol, românticas serenatas, piqueniques, esporte náutico e pescarias. Tudo isso contribuiu para a instalação de clubes em suas margens.
À medida em que a cidade cresceu e se industrializou precisava de um planejamento para o saneamento básico e com isso aumentou a poluição do rio, principalmente na capital paulista, .
Também chamado pelos índios de Anhembi, é o rio que corre para dentro do continente. Foi o rio de grande importância levando os paulistas a interiorização para conquistar o oeste do meridiano de Tordesilhas, caminho dos bandeirantes.
Bom na minha opinião devemos fazer a nossa parte e não jogar lixos ou restos de alimentos no rio, sim ajudar no processo de "reciclagem" do rio
ResponderExcluir