sexta-feira, 11 de maio de 2012
Imigrantes
A partir da década de 1870, a política de incentivo à imigração possibilitou a entrada de milhares de imigrantes no Brasil, onde se estabeleceram os imigrantes de diferentes origens e a contribuição de cada grupo para a cultura brasileira.
Italianos, na culinária, a pizza e o macarrão são as mais conhecidas contribuições que os italianos trouxeram para o Brasil. Também influenciaram o jeito de falar dos brasileiros com palavras como "tchau" e "paúra", de uso corrente nos lugares onde se estabeleceram, principalmente São Paulo e Rio Grande do Sul. Nas cidades, encontraram trabalho nas fábricas. No interior, trabalharam nas fazendas de café.
Sírio-Libanês, vieram da Síria e do Líbano a partir de 1890. Muitos trabalhavam como mascates e trouxeram, entre outros costume, pratos como o quibe e a esfiha para nossa culinária.
Espanhóis, mais de 700 mil espanhóis vieram principalmente para São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Trabalharam em fazendas de café, foram operários ou comerciantes. Difundiram o hábito de sempre ter grãos à mesa, como grão-de-bico e ervilha.
Japoneses, quase 200 mil japoneses chegaram ao Brasil a partir de 1908. Fixaram-se em fazendas, principalmente no interior de São Paulo, e trouxeram hábitos alimentares como o Sushi e o Sashimi.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!