quinta-feira, 1 de maio de 2014

Belo Horizonte

Belo Horizonte é a terceira cidade do país em população, com 2,3 milhões de habitantes. Sua Região metropolitana, conta com 20 cidades, todas bem simpáticas e com muitos revivido o ciclo do ouro de Minas Gerais
A cidade foi planejada para ser a capital de Minas Gerais em substituição a Ouro Preto. Sendo limitada ao Sul pela serra do Curral, de onde se extrai um minério de ferro de primeira qualidade. Possui clima ameno o ano inteiro por causa de sua altitude média de 850 m, com temperaturas que variam de 16 a 30  graus.
Quem visitar Belo Horizonte deve conhecer a arquitetura neoclássica da Praça da liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha com as obras de Niemeyer, Portinari, Burle Marx, o Parque das Mangabeiras, o acervo do Museu de mineralogia e do Museu Histórico entre outros. O bairro da Savassi reúne comercio mais sofisticado da cidade e oferece uma agitada vida noturna, com boutiques refinados e os melhores restaurantes, bares e boates da cidade.
No centro o Palácio das Artes, situado dentro do Parque Municipal, oferece um moderno teatro, cinema exposições de artes plasticas e uma loja de artesanato. Estes são alguns dos bons motivos para se conhecer Belo Horizonte, que está equidistante do Rio de Janeiro e São Paulo e é portão de entrada para para as cidades históricas, tais como, Ouro Preto e Mariana; para as grutas da Lapinha e Maquiné e para as Estancias hidrominerais.


A primeira obra de Niemeyer a alcançar grande projeção, a ponto de ser considerada por muitos seu melhor trabalho, é o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 1940, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, encomendou-lhe uma serie de edificações para a área homônima situada na zona norte da cidade. Foram construídos, ao redor de um lago artificial, um cassino, uma igreja, uma casa de baile, um clube e um hotel. O desenho da Igreja São Francisco de Assim aborreceu o clero, que se recusou a benzer a obra por causa do cachorro junto ao no mural de Cândido Portinari.
" Entre seus mais de 2 mil projetos, creio que mais importante foram os que deflagraram uma nova linguagem para a própria arquitetura moderna no Brasil.
No conjunto da Pampulha, pela primeira vez Niemeyer experimenta a curva de modo mais livre. Nos edifícios de Brasília, está representada uma revisão critica sobre sua própria linguagem"   


Serra do Curral

Igreja da Pampulha

A vista é muito linda

Ética e convivência humana

Falar de ética é falar de convivência humana. São os problemas da convivência humana que geram o problema da ética. Há necessidade de ética porque os seres humanos não vivem isolados; e os seres humanos convivem não por escolha, mas por sua constituição vital. Há necessidade de ética por que há outro ser humano.
Mas o outro, para a ética, não é apenas o outro imediato, próximo, com quem convivo, ou com quem casualmente me deparo . O outro está presente também no futuro (temporalidade) e está presente em qualquer lugar, mesmo que distante (especialidade).
O princípio fundamental que constitui a ética é este: o outro é um sujeito de direitos e sua vida deve ser digna tanto quanto a minha deve ser. O fundamento dos direitos e da dignidade do outro é a sua próprio vida e sua liberdade (possibilidade) de viver plenamente. As obrigações éticas da convivência humana devem pautar-se não apenas por aquilo que já temos, já realizamos, já somos, mas também por tudo aquilo que podemos vir a ter, a realizar, a ser. As nossas possibilidades de ser são parte de nossos direitos e de nossos deveres. São parte da ética da convivência.
A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.

Mariana MG


Coreto da praça Gomes Freire em Mariana MG
Antigo Arraial do Ribeirão do Carmo, fundado por bandeirantes paulistas, que acharam ouro às margens daquele curso d' água nos fins do século XVII. Antonio de Albuquerque, governador da recém criada Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro, instalou-se ali em 1710. Elevado à categoria de vila em 1711, tornou-se capital de Minas em 1720, por quatro anos, depois do desmembramento de São Paulo. Em 1745, foi promovida à cidade, ganhando elegante casa de Câmara e Cadeia. Sede do primeiro bispado mineiro, em 1748, possui notáveis construções religiosas, inclusive magnifico edifício do antigo aljube, hoje sede do Museu de Arte Sacra.



O pelourinho popularmente designado também como picota, é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Tinham também direito a pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.








Mapa da mina de ouro
Mina desativada na cidade

CAVERNA DO DIABO

                                             A caverna do Diabo é uma das mais belas cavernas no Brasil

Eldorado Estado de São Paulo

                                                   A natureza é bela


                                 Flores da região
                                                             
Mata nativa
Desde sua descoberta, há mais de 50 anos, sua história é povoada pelas mais incríveis lendas. Justamente por isso , a Caverna do Diabo é um lugar que merece ser visitado pessoalmente. A apenas 280 quilômetros da cidade de São Paulo, no município de Eldorado, o Parque Estadual Caverna do Diabo é um dos parques que constituem o Mosaico de Conservação do Jacupiranga.

 
A caverna é aberta a visitação, onde 800 metros estão livres para os turistas. Esta área dispõe de sistema de luz, passarelas, escadas e corrimão. 

A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar.
Linda região






















As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. 



 As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em um centímetro cúbico a cada 10 anos, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior.







































                                                         Entrada do parque


























                                             Caminho para a caverna