sábado, 30 de março de 2013

A cultura do nordeste


A cultura nordestina apresenta características das três etnias que formaram o seu povo: índios, negros, e europeus, motivo pelo qual se tornou muito rica e diversificada.
Estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais da região nordestina trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc.
Essa região é banhada pelo mar, o sol é intenso e foi grande o processo de miscigenação. A partir do século XIX,  a plantação de cacau mereceu destaque na região, especialmente no sul da Bahia.
No nordeste encontramos outras danças e festas típicos como folguedos natalinos, em Alagoas, Bumba-meu-boi, no Maranhão, festas de São João, em Campina Grande, Caruaru e Estância, carnaval em Olinda e Recife, Romaria em Juazeiro do Norte. As danças nordestinas são realizadas pelo toque dos pífaros, acordeões, zabumbas, matracas e fanfarras. Suas danças típica são frevo, xaxado, quilombo, caninha verde, maracatu, caboclinhos, ciranda, coco e capoeira.       

Cultura da Bahia
Museus
Alguns museus da Bahia são Museus Afro-brasileiros, Museu de Arte Moderna da Bahia, Memorial dos Governadores Bahia, Museu Gastronômico da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado e Museu Geográfico da Bahia.

Festas
Na Bahia ocorrem várias festas durante o ano todo, as principais são as lavagens do Senhor do Bonfim, o carnaval da Bahia e as diversas micaretas que ocorrem no ano todo. Há também o São João que ocorre mais no interior do estado, mas que também ocorre no Pelourinho. Na capital acontece sempre no começo dos anos o Festival de Verão e no interior o Festival de inverno.


Feriados
Dois de julho, independência da Bahia. Em comemoração ao fato histórico ocorrido nesta data.



Literatura
Os romances estão reduzidos as pequenos versos e trechos que lembram o período medieval. O romance de Juliana e Dr. Jorge, o Conde Alberto, o Berna Francês e muitos outros. Existe uma literatura de cordel que continua a transmitir a tradição através da cantoria dos violeiros.
No período mais recente, temos uma Bahia pródiga de autores imortais, como Castro Alves, Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro. Os dois últimos são autores excepcionais, de literatura fácil e rica de detalhes sobre a Bahia. São, ao mesmo tempo, radiografias da vida no estado.



Artesanato
A cerâmica ornamental e utilitária (denominada de louça de barro, uma herança de nossos índios, aperfeiçoada com a introdução do torno), renda de bilro ou almofada, bile ou outros tipos de bordados. Objetos feitos de couro, de madeira  (santeiros) e também a tecelagem, pilão, gamela, bonecas de panos, metal, predadores de pedras, riscadores de milagres (artistas populares).   
        
História do frevo

Foi no final do século XIX que surgiu o ritmo que mais ferve o carnaval pernambucano. Este estilo é um tipo de marchinha bastante acelerada que recebeu o nome de frevo em 1910, pois fazia parecer que abaixo dos pés das pessoas existia uma superfície com água fervendo. Com o passar dos anos, o termo usado pelas pessoas para o ritmo era "fervendo" e assim ficou conhecido como frevo.
Os passos do frevo teve origem nos movimentos da capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição pela polícia aos "capoeiras", como eram conhecidos, que dançavam em rodas musicais com sombrinhas na mão para estilizar as armas utilizadas pelos seus perseguidores. 
Em 1930, surge a divisão do frevo em três tipos: Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo de Bloco. por ter ritmo e gingado contagiante, o frevo é hoje uma dança na multidão, na qual se confundem e misturam todas as classes sociais. É ouvido nas ruas ou nos salões, por ricos e pobres transmitindo energia positiva por todos os ângulos e nas facetas de cada passista.




Estado: Ceará (CE)
Capital: Fortaleza
Localização: Região Nordeste
Área: 145.693,9 Km²
Habitantes: cearense
Limites: Norte: Oceano Atlântico; Sul: Pernambuco; Leste: Rio Grande do Norte e Paraíba; Oeste: Piauí
Relevo: Planície Costeira e Planalto Nordestino
Clima: tropical semiárido
Vegetação: caatinga
Rios principais: Jaguaribe, Salgado, Pacoti, Poti, Acaraú
Cidades principais: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crato, Iguatu
Atividades econômicas: indústria, extração mineral e vegetal, pesca
Agricultura: algodão, arroz, banana, cana-de-açúcar, coco-da-baía, feijão, laranja, mandioca, milho, tomate
Pecuárias e criações: bovinos, suínos, aves, caprinos e ovinos
Extrativismo mineral: calcário, gás natural, magnésio, petróleo, sal marinho
Principais indústrias: têxtil, química, mineração, e alimentícia
População: brancos, negros e mestiços      

Conceito de Folclore 
Do inglês folk (povo) e lore (conhecimento) consiste numa ciência sociocultural que estuda as manifestações de cultura espontânea dentro da sociedade letrada. O criador da palavra folk-lore, aportuguesada para folclore, foi o arqueólogo inglês William John Tons (1803-1885), em 1846, que desde jovem dedicou-se ao estudo da bibliografia e das antiguidades populares. Tudo o que é Folclore é popular, porém nem tudo o que é popular é Folclore.

domingo, 17 de março de 2013

Longe de gente má, para pensar.

O dia 18 de maio foi reservado no calendário brasileiro para lembrar que devemos combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É muito difícil tratar desse assunto! Quem passa por isso nem quer se lembrar do que aconteceu. Mas é bom que você saiba de algumas coisas importantes, para evitar esse tipo de problema.
1) Pessoas estranhas podem lhe oferecer doces, passeios, brinquedos e até mesmo dinheiro. Não aceite. Se isso acontecer, a coisa mais certa a fazer é se afastar rapidamente.
2) Não permite que alguém o fotografe sem roupas e nem mesmo lhe mostre fotos de outras pessoas sem roupas. isso não está certo! pessoas normais não fazem isso.
3) Ninguém pode tocar você de maneira que deixe incomodado, mesmo que se seja um dos pais, o médico ou alguém que cuide de você enquanto seus pais estão ausentes.
Se qualquer uma dessas coisas acontecer não tenha medo de falar com seus pais ou com alguém que possa ajudá-lo mesmo que a pessoa o ameace ou diga que isso é um "segredinho" que deve ser guardado entre vocês. Não devem existir segredos que seu pai e sua mãe não possa saber. E é por isso que você não pode ficar calado. Toda pessoa tem direitos que devem ser respeitados; e isso inclui crianças, como toda a nossa turma e você.

Parceria de sucesso entre a escola e os pais com referencia a gravidez e a aids.

As escolas com programas de educação sexual costumam comunicar os pais sobre a iniciativa antes de iniciar as aulas. Geralmente a ideia é bem acolhida. Mas muitas famílias temem que as conversas levem a uma iniciação precoce da vida sexual do adolescente, o que (obviamente) não é o objetivo do colégio. Por isso, nas conversas com as familiares, cabe aos professores:
Mostrar que a educação sexual está prevista nos PCP e faz parte do projeto pedagógico.
Enfatizar que o papel da escola é passar informações cientificas e propiciar o debate de temas pertinentes à idade de cada turma, tentando com isso aplacar as angústias dos adolescentes em relação ao tema.
Explicar que o objetivo maior é fazer com que os jovens tenham uma vida saudável e entendem o que acontece com eles quando os hormônios estão em ebulição.
Deixar claro que os valores morais e religiosos família não serão questionados em nenhum momento.
Convidar os pais, sempre que possível, a participar de um bate-papo em sala de aula com os estudantes (eles podem contar como lidavam com a sexualidade quando eram adolescentes e, diante de um grupo grande de jovens, sem a pressão de estar "a SOS" com o filho, ouvir os dilemas da moçada de hoje).
Proporcionar atividades paralelas aos alunos cujos pais se oponham à participação do filho nas atividades de educação sexual.
      O futuro em suas mãos
"O que eu vou ser quando crescer? Como será minha vida daqui a alguns anos" Procurar respostas para perguntas como essas é uma maneira de os jovens se sensibilizarem sobre a importância de prevenir uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, como a aids. Os adolescentes que se arriscam a ter um filho sem planejamento ou contrair doenças graves geralmente não conseguem perceber que cuidar de si mesmo é o melhor jeito de evitar perdas no futuro.
A escola deve abrir espaço para que todos pensem no futuro e projetem sua vida para daqui a cinco ou dez anos. Fale sobre métodos contraceptivos e como devem ser usados. Destaque a importância de prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Caso uma adolescente engravide, acolha-a para que ela não abandone a escola. Oriente a aluna grávida a procurar o serviço de saúde e mostre a importância dos exames pré-natais. E lembre que durante a maternidade, ela tem o direito de fazer as provas em casa.
Em casa conversar é sempre o melhor jeito de de explicar a seu filho a importância de ser bem informado em questões de sexualidade. Admitir a sexualidade do filho e saber que ele está pensando em sexo já é um bom caminho. negar isso é fechar as portas para o diálogo.
Acolha sua filha se ela engravidar. Certamente ela vai te muito mais dificuldade de lidar com um bebê sem o seu apoio.

sábado, 16 de março de 2013

homossexualidade


A chave é o respeito

O fato de um garoto apresentar trejeitos femininos ou uma garota  gostar de carrinhos não significa que eles se tornarão homossexuais. Do mesmo modo, o menino que joga bola e a menina que brinca de boneca não necessariamente serão heterossexual no futuro. Essa característica se define por volta dos 14 ou 15 anos, quando o jovem passa se interessar sexualmente por outra pessoa.  

Na escola não seja cúmplice dos alunos nos comentários preconceituosos . Acolha e fortaleça os jovens que se isolam do grupo por ter comportamento diferente do padrão, elogiando seu trabalho sempre que possível. Promova um debate franco sobre a necessidade de respeitar as diferenças. Se a maneira de seu filho se comportar foge os padrões estabelecidos e isso incomoda você, deixe claro quais são os valores masculinos e femininos aceitos pela sociedade. Não se sinta desrespeitado se seu filho for homossexual. Quanto mais cedo ele for acolhido (se for o caso, também com a ajuda de uma terapia), menos problemas de auto aceitação terá.
O papel do educador diante de manifestações contra a suposta homossexualidade de um estudante é discutir o respeito às diferenças e garantir a integridade física e moral dos jovens, trabalhando cidadania, orgulho, respeito, solidariedade e amor.

Para não quebrar o clima

Aulas sobre sexualidade são marcantes para os jovens, pois nelas eles aprendem a conhecer seus desejos, necessidades e afetos (e a lidar com eles). Sua postura ao tratar do assunto é muito importante. por isso, os especialistas recomendam prestar atenção nos seguintes detalhes:
- Qualquer dúvida, por mais simples que pareça é relevante e pertinente.
- Ouvir, mais do que falar, é a melhor conduta. Estimule o debate e deixe os estudantes tirarem as próprias conclusões.
- Caso alguém pergunte, sua opinião sobre o tema deve ser dada no final da discussão. 
- Apresente informações científicas sempre que necessário, sem emitir juízos.
- Para não expor ninguém, o ideal é levantar dúvidas sem personalizar (os estudantes encaminham as questões por escrito ou produzem cartazes em que todos escrevem o que já sabem sobre determinado assunto). 
- Perguntas sobre a conduta pessoal dos alunos são constrangedoras, pois pode parecer que você quer policiar as atitudes deles. Mantenha a discussão genérica, sem se intrometer na intimidade da garotada. 
- Jogos e dinâmicas (além de discussão em pequenos grupos) favorecem a participação dos mais tímidos. 
- Faça um "contrato" com a turma para garantir que tudo o que for discutido não será usado em comentários maldosos nos corredores nem para julgar os colegas. O respeito é o caminho para o bom aprendizado.
             

terça-feira, 5 de março de 2013

Tietê


A nascente do Tietê.
Linda a nascente
 Nascente, tão pequena.
Próximo 22 Km de Bertioga 
Limpa muito limpa, ele nasce em Salesópolis.
Afluente do Tietê.
Afluente em Salesópolis.
Mata Atlântica.
Morador da Mata Atlântica.

A turma estava vendo a qualidade da água, em 1992.

Chegando em São Paulo



Parque ecológico em Itaquaquecetuba.
Parque ecológico do Tietê 

Quando ele chega na cidade de São Paulo ele começa a mudar sua paisagem.


Olha a situação do rio ao chegar na capital


                                                        São Paulo ponte do Piquiri
                                                Tietê em São Paulo, sua passagem já foi associado a um braço morto pela situação que se mostra na capital paulista.

                                      Santana do Parnaíba.

                                                       Sua passagem por Porto Feliz

                                                         Monumentos aos bandeirantes Porto Feliz.
                                                          
                                                                           Porto Feliz SP nesse local saia os comboios chamados de "monções" expedições que exigiam determinação e coragem, um rio responsável pela unidade nacional.


Salto interior de São Paulo

Seu percurso com muita espuma




                                       
Barra Bonita



Eclusa

Passeio de barco no rio Tietê em Barra Bonita

 



             O Rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1.100 km, praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país a capital paulista. A história do desenvolvimento de São Paulo confunde-se a de seu principal rio. Desde os primeiros exploradores que aqui chegaram para explorar os recursos naturais da região, suas margens e a água foram fontes de subsistência e lazer. Serviu à agricultura, importante fonte econômica.
           Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Apesar de estar apenas 22 quilômetros do litoral, na serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura (São Paulo) e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), cerca de cinquenta quilômetros da cidade de Pereira Barreto.
             O nome "Tietê" foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano 1748, é de origem Tupi e significa "aguá verdadeira", com a junção dos termos ti ("água") e eté ("verdadeiro").
             Até meados de 1940, suas margens eram utilizadas para a prática de futebol, românticas serenatas, piqueniques, esporte náutico e pescarias. Tudo isso contribuiu para a instalação de clubes em suas margens.
             À medida em que a cidade cresceu e se industrializou precisava de um planejamento para o saneamento básico e com isso aumentou a poluição do rio, principalmente na capital paulista, .
             Também chamado pelos índios de Anhembi, é o rio que corre para dentro do continente. Foi o rio de grande importância levando os paulistas a interiorização para conquistar o oeste do meridiano de Tordesilhas, caminho dos bandeirantes.  

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu Paraná 


                                                                  Marco das três fronteiras Brasil, Paraguay e Argentina

                                               
                          Marco das três fronteira, estamos no Brasil, a esquerda a Argentina e a direita o Paraguay

A esquerda o rio Paraná a direita a foz do rio Iguaçu

Lado esquerdo Argentina, lado direito Brasil e no alto o Paraguay 



                                            Ponte da amizade entre Brasil e Paraguay
                       
                                             
                                                 Bandeira e mapa do Paraná
                                             
                                                   Rio Iguaçu vista da parte alta da garganta do Diabo

Cataratas vista do lado brasileiro

BR 469 Parque Estadual do Iguaçu 


Rodovia, ao fundo o rio Iguaçu

Como Deus é maravilhoso


Lindo uma visão do alto


A garganta do Diabo


                                                O arco iris cenário maravilhoso
                                                           

                                                 Divino a garganta do Diabo

Foz do Iguaçu 
É um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso. A distância rodoviária até à capital do estado é de 643 quilômetros.
É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma da vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e a primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad Del Este, no Paraguay e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo ser decomposto, na forma, originalmente, em ig(água) e açu (grande), onde, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação. Seus moradores são designados usualmente gentílico dos iguaçuenses.