segunda-feira, 30 de julho de 2012

Por que 8 de março é o dia internacional da mulher

     Em 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fabrica têxtil de Nova Iorque paralisaram o trabalho reivindicando salário igual ao dos homens, que exerciam a mesma função que elas,  e a  redução da jornada diária de trabalho que, na época era de 14 a 16 horas. Os patrões trancaram e incendiaram a fábrica provocando a morte de todas as operárias grevistas. Foi em homenagem a elas que o Primeiro Congresso Internacional das mulheres, realizado na Dinamarca, em 1910, instituiu o Dia Internacional da Mulher.
     Os movimentos feministas modernos nos Estados Unidos, onde as mulheres lutaram pelo direito ao voto entre 1848 e 1920, chegando a mobilizar 2 milhões de mulheres em algumas manifestações. No Brasil, a primeira passeata a favor do voto feminino aconteceu no Rio de Janeiro, em 1917, reunindo 84 senhoras que escandalizaram a sociedade local. Mas as mulheres só conseguiram direito ao voto em 1932 co um decreto lei do então presidente Getúlio Vargas, consolidado pela Constituinte 1934.
     Reformas: Em 1962, com a reforma do Código Civil, as mulheres casadas, tiveram autorização para trabalhar fora de casa sem a licença do marido. E a Constituição de 1988, finalmente, reconheceu a igualdade de direitos e deveres do homem e da mulher.



Mulher razão e emoção 

Determinaram que tu serias o sexo frágil!
Durante milênios  certamente acreditaste sê-lo
       Segundo te acusavam, não tinham forças muscular.
nem índole para guerrear!  

Ficarias em casa, serias apenas mãe.
Ah! Possuías outro "defeito", choravas de emoção.
Além disso... tendias a ver o mundo, antes com o coração.

Como raramente expulsavam um filho do lar
Tinhas sempre uma palavra de conforto a dar.
julgaram-te fraca, sem determinação!

Hoje, mais consciente, 
percebeste os truques e os embustes.
erguidos historicamente para inferiorizar-te

Ampliaste com luta e sacrifício o teu campo de atuação.
Ensinaste muito a quem quis aprender
com persistência, inteligência, trabalho e emoção, 
continua pois tua epopeia em busca da libertação.
Demerval Correa de Andrade
(Demerval Correa Andrade - psicólogo criador da psicologia da libertação. autor de livros, entre os quais "As Marcas da Opressão")         
      

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Gravidez na adolescência.

                  A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
                 A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas e preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.
                 Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para o adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

domingo, 22 de julho de 2012

Barroco

Os profetas, de Aleijadinho Congonhas do Campo MG

A santa ceia de Aleijadinho Congonhas do Campo MG.

Ouro Preto MG

Museu da Inconfidência Ouro Preto MG.  

Igreja Nossa Senhora do Pilar Ouro Preto MG.
Igreja Nossa senhora das Mercês e Perdões Ouro Preto MG 

Igreja Santa Efigênia Ouro Preto MG.

Vista parcial de Ouro Preto MG.

Nossa senhora das Mercês São João Del Rei MG.

Barroco começa a partir de 1600 e todas as manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico das obras barrocas. Segundo alguns autores, a palavra "barroco" deriva da palavra "verruca" do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que tinha forma arredondada ara chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baro que. O poeta italiano Giosué Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de 1600 como sendo barroco. Então apesar de não possuir características unânimes em todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores da referencia época.
O Barroco ou Seiscentismo teve inicio em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período ao intensa influência espanhola, e também faz surgir riqueza  outra denominação para o período. No Brasil, o barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na leitura brasileira. Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comercio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. 
Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contra reforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton. 
Barroco é o nome dado ao estilo que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, dificultando-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contrarreforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. De certo modo o Barroco foi uma continuação do Renascimento. 



OBRAS DE ALEIJADINHO EM CONGONHAS DO CAMPO






domingo, 8 de julho de 2012

Casamento uma exigência social,

Em toda parte uma distinção entre o casamento, isto é, um vínculo legal e aprovado pelo grupo entre um homem e uma mulher, e o tipo de união, permanente ou temporária, que resulta do consentimento ou da violência. Todas as sociedades possuem algum modo de estabelecer um distinção entre as uniões livres e as uniões legítimas.
Em primeiro lugar, quase todas as sociedades conferem alto grau de distinção ao estado de casado. Onde existem gradações de idade, estabelece-se uma relação entre o grupo de adolescentes mais jovens, os solteiros menos jovens, os casais sem filhos e os adultos com plenos direitos.

Por que 9 de julho?


Por que 9 de Julho?
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932 e tinha por objetivo a derrubada do governo do presidente Getúlio Vargas. Ele havia assumido o poder em 1930.
Com um governo provisório, mas de amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado. A revolução então acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.
O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização. Sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão.

sábado, 7 de julho de 2012

Aprender vivendo

Os meninos observam os homens quando fazem arcos e flechas; o homem os chama para perto de si e eles se vêem obrigados a observá-los. As mulheres, por outro lado, levam as meninas para fora de casa, ensinando-as a conhecer as plantas boas para confeccionar cestos e argila que serve para fazer potes. E, em casa, as mulheres tecem os cestos, costuram os os mocassins e curtem a pele de cabrito diante das meninas, dizendo-lhes, enquanto estão trabalhando, que observem cuidadosamente, para que, quando forem grandes, ninguém as possa chamar de preguiçosas e ignorantes. Ensinam-nas a cozinhar e aconselham-nas sobre a busca e outros frutos, assim como sobre a colheita de alimentos.
(Brandão, Carlos Rodrigues. O que é educação, p. 21) 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bumba meu boi


Ao espalhar-se pelo país, o bumba meu boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços, e temas diferentes. dessa forma, em Pernambuco é boi-calemba ou bumba; no Ceará é boi de reis, boi-surumbim e boi-zumbi, na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela do mar, dromedário e mulinha de ouro.