terça-feira, 8 de maio de 2012

Ouro Preto antiga Vila Rica.

Ouro Preto, patrimônio cultural da humanidade.

Localizada no estado de Minas Gerais, a região de Ouro Preto, antiga Vila Rica, começou a ser visitada pelos bandeirantes em 1694. O nome atual da cidade originou-se das pequenas pedras pretas encontradas num riacho que cortava a região. Era ouro coberto de ferro. Com as diferentes expedições que para lá se dirigiam, a pequena vila de tornou-se um importante centro cultural e político do Brasil colonial.
O conjunto de edificações existente em Ouro Preto pode ser considerado uma fonte histórica, pois revela hábitos vindos de outros tempos. As igrejas das cidade guardam ainda hoje obras de arte do século do ouro.
A maior parte do ouro extraído das terras brasileiras foi levada para Portugal. De lá o ouro era transferido para a Inglaterra, como pagamento das mercadorias que ingleses vendiam a Portugal e a suas colônias.
No Brasil, a riqueza das minas perdurou em construções, igrejas, esculturas, pinturas e outras obras de arte.
Museu da inconfidência
O Museu da Inconfidência está instalado no antigo edifício da Câmara e Cadeia de Vila Rica. Doado ao governo federal em 2-12-1938, foi criado pelo Decreto-lei nº 965, de 20 de dezembro do mesmo ano, com a finalidade de "colecionar" as coisas de várias naturezas, relacionadas com os fatos históricos da Inconfidência Mineira e com seus protagonistas e bem assim as obras de arte ou de valor histórico, que se constituem documentos expressivos da formação de Minas Gerais.
Aos 21 de abril de 1942, por ocasião do sesquicentenário da sentença lavrada contra os Inconfidentes, inaugurou-se o Mausoléu, que se vê no pavimento térreo e que guarda os restos dos primeiros mártires a sonhar com a liberdade da Pátria. A 11 de agosto de 1944, foi oficialmente instalado o Museu da Inconfidência.
O acervo original foi constituído por doações, especialmente de arte religiosa, feitas por Dom Helvécio Gomes de Oliveira Arcebispo de Mariana e pela compra da coleção que permaneceu ao antigo Instituto Histórico de Ouro Preto. Posteriormente, novas aquisições e doações o enriqueceram.
As coleções do museu se dispõem em dois grupos: no pavimento térreo, encontram-se peças originais e manuscritos relacionados com a inconfidência ou referentes ao desenvolvimento cultural de Minas Gerais, no seu aspecto tanto material quanto intelectual; no andar superior, se expõe o riquíssimo acervo composto de peças religiosas e mobiliário brasileiro de fins do século XVIII e princípios do século XIX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!