quarta-feira, 9 de maio de 2012

O bullying está no cotidiano da escola. Combata-o agora.

Humilhação, perseguição, discriminação, ameaça e agressão. Essas práticas condenáveis são chamadas de bullying, um mal que se instalou há tempos na sala de aula e é visto por muitos com certa naturalidade.
O termo bullying tem origem na palavra bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre os adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam "violência moral", vitimização" ou maus tratos entre pares," uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que agressão acontece entre iguais - caso, estudantes.
Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sociedade somos nós! Então comenta! Manisfeste-se!